20.11.06

Vida de cão




Por vezes dou por mim a pensar na velha expressão “vida de cão”, talvez há muitos anos atrás essa frase definisse bem a vida de muitos Portugueses, a pobreza de espírito e de dinheiro levava muito boa gente a ter vida de cão. Os tempos mudaram muito o panorama da nossa sociedade, hoje dizer a alguém que leva uma vida como a dos nossos companheiros de quatro patas é mais um elogio à sua forma de vida do que um comentário depreciativo, na verdade hoje os canídeos são mais bem tratados do que muitas crianças, atenção eu não sou contra o tratamento digno de um cão, ser bem tratado e bem alimentado, mas sempre com a plena consciência de que se trata de um animal.
O mercado de produtos para animais de estimação vale milhões de Euros, é sem duvida um negócio emergente em Portugal, nos Estados Unidos há muitos anos que é normal levar o cão a um psicólogo ou a uma terapeuta sexual, a única conclusão a que podemos chegar é que somos nós que estamos a dar cabo do juízo dos cãezinhos e dos gatinhos, não me parece que na evolução das espécies, Darwin refira algum aconselhamento sexual na procriação dos ancestrais dos nossos canídeos.
Eu tenho uma cadela, na verdade eu tenho uma grande cadela, 58kg de pura dedicação e paixão pela sua brincadeira preferida, jogar à bola, olha para nós com uma grande admiração, está totalmente dependente de nós e na verdade nós dependentes dela, é brincalhona, adorável e tem a brutidão esperada num animal do seu tamanho. Come a melhor ração do mercado e sempre a horas, quer muitas bolas para brincar, exige atenção desesperada e adora dormir cedo, aliás implora por ir para a cama, qualquer semelhança com a história de milhares de cães no passado é completamente impossível.
Hoje em dia ser cão pode ser um privilégio, se bem que ainda se vê muita maldade para com os bichinhos que depois de crescer passam a ser um fardo para as famílias que os abandonam sem culpa nem remorso, mas na verdade assim acontece também com muitas pessoas ainda nos dias de hoje, até para se cão é preciso ter sorte.
Esta fotografia tirei-a em Marrocos é mais um quadro perfeito de uma criança que cresce com o seu cão, fiquei a olhar para a foto e a imaginar a vida deste garoto e do seu fiel amigo, nunca o saberei, na verdade todos precisamos de um amigo e o cão não olha defeitos nem feitios ama pelo simples facto de gostar de amar, a nós cabe-nos responder a esse amor de uma forma sincera e útil para o nosso melhor amigo, quanto a mim a melhor forma de tratar um cão é com respeito pela condição de ser um animal, não sei nem nunca saberei se a criança Marroquina vive uma vida feliz, mas tenho a certeza que o seu cão o vai acompanhar até o último dia da sua vida, isto é ter um amigo, isto é ser feliz.

Sem comentários: