23.11.06

Do Capitão América ao Dr. House


63 anos separam o Capitão América do Dr. House.
O herói Americano nasce em 1941 pela mão de Joe Simon e Jack Kirby, inspirados pelo patriotismo gerado pela 2ª grande guerra, o Capitão América é o defensor dos pobres e oprimidos, simpático e indeciso, má qualdidade para um grande herói um escuteiro de fato de licra, na verdade o herói mais aborrecido de sempre, uma seca.

Em 2004 da-se a conhecer o Dr. House (pode ser visto na TVI) um campeão de audiências, senhor de um mau feitio apaixonante, é arrogante, mal educado, irritante, mas com um grande valor profissional um novo herói Americano bem menos secante que o seu antecessor de fato azul e escudo de gosto muito duvidoso.

A minha geração travou uma dura batalha, pelo menos eu sim, crescer com o panorama musical do meio dos anos Oitenta até perto do final dos anos Noventa, com o Kit e o Dallas, duras provações tivemos que passar, fica-me na memória pela positiva o Verão Azul, fiu fiu fiuifu fi fiu fiufiuuuu vá não tenham vergonha todos sabem assobiar a música do genérico.

Para mim, chamem-me louco, Portugal viveu os 63 anos entre o Dr. House e o Capitão América em apenas 10 anos, senão vejamos, O Eng. António Guterres é a cara ou pelo menos o perfil, ahaah, bem, do Capitão América, um politico simpático e afável com um grande sentido de justiça, um optimista politico e não com uma politica optimista e realista, incapaz de levar qualquer decisão até ao fim.

Em 2005 chega o Eng Sócrates a 1º Ministro, uma cópia quase exacta do Dr. House, aparentemente competente, arrogante, irritadiço e irritante, lidera as audiências do pais e do seu partido e tem temporada garantida até pelo menos 2009 não se o Dr. House terá tanta sorte.

Mas o mais assustador foram os anos 80 e 90 bem caracterizados pelo Dr. Durão
Barroso e pelo Dr.Santana Lopes, os Bros e os New Kids on the Block da politica Portuguesa.

Resta-me a secreta esperança que apareça alguém que seja a cópia exacta do Macgyver capaz de resolver do nada os problemas do pais, dizem muitos que por Belém está o Macgyver Português mas eu acho que parece mais o inspector gadget do que o inventivo canadiano que é um héroi apenas com um palito.

Sem comentários: